5 DICAS DE OURO PARA CONSTRUIR UMA CASA GASTANDO POUCO

Publicado em 14/01/2019

Começar a obra do imóvel é um momento muito importante para a família, mas os valores podem assustar à primeira vista. Não se desespere: é possível construir uma casa gastando pouco, mas você terá que definir o orçamento, fazer um bom planejamento e seguir algumas sugestões.

Durante a obra ainda podem ocorrer alguns imprevistos, por isso é fundamental contar com uma reserva para cobrir essas surpresas e, se no final sobrar dinheiro, melhor!

Além dos valores com material de construção e mão de obra, você ainda terá que pagar algumas taxas obrigatórias e licenças, por isso leve tudo em consideração no momento de se planejar.

Feito isso, você pode seguir as nossas 5 dicas para construir uma casa sem gastar muito, podendo aplicá-las hoje mesmo na sua obra. Acompanhe!

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO

A primeira dica para construir uma casa gastando pouco é fazer um bom planejamento. Escolha tudo com antecedência: o tamanho do imóvel, o espaço exato que ele ocupará no terreno, a divisão dos cômodos, os acabamentos etc.

Isso é importante para que você já tenha uma perspectiva do que vai gastar e consiga economizar no momento de comprar os materiais e pagar a mão de obra. Sem um planejamento você pode ser pego desprevenido com alguns gastos e não poderá contornar isso.

Por exemplo, se você quer uma cozinha espaçosa, três quartos, dois banheiros e uma sala de estar, já saberá a quantidade de divisões dentro do imóvel, quantos pisos serão necessários e todos os materiais para isso.

Se você alterar muito o projeto durante a construção, ou mesmo não planejar alguns detalhes, ficará difícil negociar valores com fornecedores e prazos de entrega, o que pode atrasar a sua obra e torná-la mais cara do que deveria.

2. PROCURE MATERIAIS COM UM BOM CUSTO-BENEFÍCIO

Essa dica também é muito importante para construir uma casa gastando pouco: procure materiais com um bom custo-benefício. Mas lembre-se, isso não quer dizer que você deve comprar tudo o que for mais barato.

Comprar apenas materiais baratos pode ser um tiro no pé: você gastará menos na construção, mas provavelmente se arrependerá no futuro, tendo que fazer reformas porque os itens são de má qualidade e se deterioraram.

É importante procurar materiais de boa qualidade, mas que não estejam acima do preço de mercado e dentro do seu orçamento. Assim você garante que sua casa terá uma boa estrutura e ótimos acabamentos.

Talvez você gaste um pouco a mais na construção, mas isso vai valer a pena a médio e longo prazo, pois serão necessárias menos reformas e manutenções. Isso também ajuda a valorizar o seu imóvel, aumentando o valor de venda e do aluguel.

3. TENHA UMA BOA MÃO DE OBRA

Outra dica fundamental para construir a casa sem gastar muito é procurar uma boa mão de obra. Como na dica anterior, o mais barato nem sempre é o melhor: é preciso ter qualidade na construção para não se arrepender e gastar mais depois.

Para fazer isso, solicite alguns orçamentos completos e verifique cada um, desde o prazo para a construção, número de trabalhadores, valor e outros detalhes importantes. Isso é fundamental para que você compare eles em todos os aspectos, escolhendo o melhor custo-benefício.

Uma dica importante é verificar se o orçamento pode ser feito por partes, ou seja, dividindo a construção em etapas que você contrata separadamente. Isso pode ajudar a reduzir o custo, mantendo a qualidade.

Porém, quando a obra é feita de uma vez só com a mesma construtora, o resultado pode ser mais satisfatório, tendo em vista que o projeto será seguido com mais rigor e qualquer percalço será conhecido da equipe.

4. SAIBA NEGOCIAR PREÇOS

Saber negociar preços e prazos também é muito importante para conseguir construir uma casa gastando pouco. Você precisa fazer algumas pesquisas e ficar por dentro do preço médio de cada material e item.

Depois disso você saberá o que está caro demais em determinada loja, ou quando há uma boa oferta. Se você for comprar várias coisas em um só local, tente pedir um desconto para levar tudo.

Uma boa dica é tentar comprar grandes quantidades em apenas um local. Por exemplo: você pode adquirir os pisos, acabamentos do banheiro e azulejos em uma só loja.

Com isso, normalmente, é possível conseguir preços melhores do que a compra de pequenas quantidades em várias lojas diferentes, pois o estabelecimento terá um volume maior de venda.

Outra forma de conseguir descontos é optando pelo pagamento à vista. Como a loja já recebe o valor na hora e não há pagamento de taxas, geralmente essa forma é mais vantajosa.

Mas tente não sair do seu orçamento: mesmo que a oferta seja boa, talvez não valha a pena desembolsar uma grande quantia em dinheiro se isso puder atrapalhar outros pagamentos da sua obra, ocasionando atrasos.

5. TENTE O “FAÇA VOCÊ MESMO”

Uma forma muito boa de construir uma casa gastando pouco é o DIY (do inglês, do it yourself, ou “faça você mesmo”). Ou seja, deixar de contratar alguns serviços e assumir a responsabilidade por pequenas tarefas.

Você pode fazer algumas instalações hidráulicas e elétricas, pintar paredes, jardinagem, colocar armários embutidos e outros móveis, além de realizar pequenos reparos que podem ser necessários durante a obra.

Claro que os profissionais podem fazer essas tarefas com mais rapidez e eficácia, porém, se você busca não gastar muito, talvez essa seja uma boa alternativa, desde que você tome cuidado e não exagere.

Para isso você pode pesquisar tutoriais no YouTube ou outros sites. Mas lembre-se: não faça nada que pode ser potencialmente perigoso ou sem os equipamentos e materiais corretos, pois isso pode ocasionar problemas e mais gastos.

Assim, se você quer construir uma casa gastando pouco, essas dicas vão ajudar você a achar alternativas para economizar e, ainda assim, montar o imóvel dos seus sonhos. Nunca esqueça de que adquirir tudo do mais barato pode ser um tiro no pé, fazendo com que a qualidade diminua e você tenha mais gastos no futuro.

Gostou das nossas dicas para construir uma casa gastando pouco? Tem outras dicas que você quer compartilhar? Então deixe um comentário aqui no post para informar mais pessoas!

Fonte: http://www.img.eng.br

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.