Confira dicas de como escolher um lote/terreno de acordo com seu perfil

Publicado em 29/11/2017

Diretor do Grupo Buriti, Moisés Carvalho Pereira, listou pontos importantes que devem ser considerados na hora da decisão

O momento de escolher um lote/terreno é muito importante para qualquer pessoa, idealizar, planejar e construir a casa da maneira que sempre sonhou também é um grande passo. E na hora de escolher, um aspecto indispensável é a localização e para ter a certeza que fará um bom negócio, que envolve tempo, planejamento e investimento, é fundamental estudar todos os fatores que precisam ser avaliados para tomar a decisão correta. Cada pessoa ou família buscam o local ideal para sua moradia, uns buscam fácil acesso ao trabalho, outros áreas pacatas onde o verde predomina, tem também os que priorizam estar próximo de serviços importantes como escolas, hospitais e comércio. Por essa razão, o sócio-diretor do Grupo Buriti, Moisés Carvalho Pereira, apresenta algumas dicas fundamentais para que a pessoa encontre o lote/terreno exatamente no perfil desejado.

Localização

É o mais importante de todos os aspectos. Por exemplo, pessoas solteiras costumam buscar por regiões mais próximas dos grandes centros e de fácil acesso ao local de trabalho, aos meios de transporte, bares e restaurantes. Já as famílias, geralmente as que possuem filhos, optam por regiões de fácil acesso a escolas, hospitais, com áreas verdes e opções de lazer para as crianças e adolescentes.

Aqueles que estão em busca de tranquilidade optam por áreas mais afastadas dos centros. Geralmente, estão em busca de locais que garantam privacidade, uma dica neste caso é optar por comprar mais de um lote, construindo a residência ao centro, isolando dos ruídos dos vizinhos, e ficando com áreas livres em torno para melhor aproveitamento e possível construção de uma área de lazer.

Por outro lado, há os que preferem locais com mais vizinhos, oferecendo um convívio social maior e até mais ‘segurança’. Por fim, é preciso analisar os pontos que o futuro morador acha mais relevante para ter a qualidade de vida desejada.

Preço

Se a pessoa é solteira ou a família possui apenas uma fonte de renda e desejam realizar o sonho da casa própria, sem ajuda de terceiros, é importante lembrar que a recomendação sempre é não comprometer o salário todo com a parcela e construção, pois imprevistos sempre acontecem. O ideal é fazer um planejamento completo em que possa pagar pelo lote/terreno mensalmente, construir a moradia, mobiliar, entre outros detalhes e que ainda sobre dinheiro para se manter no decorrer dos meses.

Para as famílias que contam com mais de uma renda os gastos poderão ser mais flexíveis e administráveis, porém, em ambos os casos o planejamento é fundamental ao sucesso da compra do lote/terreno e construção da residência dos sonhos.

É importante ressaltar que esse é um dos momentos que mais exigem cuidados. Os compradores devem programar, depois das análises e planejamento, o valor que poderá gastar com a parcela do lote/terreno, construção do imóvel, sem que isso comprometa o orçamento mensal das despesas mínimas da pessoa ou família.

Casa dos sonhos

Não é só a localização e o preço que devem pautar a escolha do lote/terreno. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o espaço e tipo de imóvel que se planeja construir. Por isso, é preciso saber quais são as necessidades dos compradores para que o projeto seja assertivo. Uma dica é analisar e levantar todas as necessidades de todos que irão morar na casa e, a partir daí, começar a desenhar o imóvel. Por exemplo, quantidade de dormitórios, banheiros, vagas na garagem, área de lazer, jardim ou piscina e etc. Mesmo aqueles que moram sozinhos devem pensar no futuro, caso aconteça uma união ou tenham animais de estimação.

A escolha da casa própria é bastante individual, mas deve ser feita de forma muito racional. Diversos itens impactam na qualidade de vida, na capacidade de pagamento e até no potencial de valorização de uma propriedade. Independentemente do tipo de imóvel que a pessoa escolher, é fundamental buscar garantias de que ele vai atender às suas expectativas e às principais necessidades da família futuramente. O principal é escolher o local adequado ao seu perfil, fazer uma pesquisa sobre a região, conversar com vizinhos, comerciantes e outras pessoas sobre a localização, porque construir seu lar é um investimento importante, um patrimônio durável que, se bem escolhido, elevará o seu valor ano após ano.

Confira também as diferenças entre financiar ou comprar direto com a loteadora

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.