Confira dicas para economizar dinheiro e comprar um terreno

Publicado em 11/07/2017

Foto: Shutterstock

O sonho de ter um espaço para chamar de seu é a realidade de muitos brasileiros. Realizar esse desejo é uma tarefa que exige esforço, planejamento financeiro e organização.

Atualmente, muita gente tem optado por comprar terrenos e construir suas próprias casas em loteamentos fora dos grandes centros comerciais, para obter mais qualidade de vida. Outra vantagem é o preço mais acessível e a oportunidade de pagamento facilitada. Mesmo assim, é preciso estar com a vida financeira em dia para evitar dor de cabeça futura.

Pensando nisso, Moisés Carvalho Pereira, diretor do Grupo Buriti, um dos maiores empreendedores em desenvolvimento e planejamento urbanístico do Brasil, relacionou algumas dicas para ajudar muita gente na realização deste objetivo, confira abaixo:

Poupar & Investir

É importantíssimo separar uma porcentagem da renda mensal e pagar a si mesmo, como se fosse uma dívida, e aplicar esse dinheiro em algum tipo de investimento que dê retorno seguro. Um jeito simples e fácil é a conta poupança. A pessoa deve depositar em primeiro lugar um montante do salário e encarar, cada mês, como mais um passo para a realização da casa própria.

Controle financeiro

Muita gente costuma fazer o controle de gastos pessoais em planilhas do Excel ou até mesmo em um caderninho em casa. Ter o controle financeiro familiar é importante e possibilita a organização de todos os gastos, a identificação das principais despesas, ajuda a entender para onde o dinheiro está indo e a evitar gastos desnecessários. Além disso, com planejamento financeiro é possível saber se as parcelas do terreno cabem no bolso e, assim, dar sequência no plano de casa própria.

Evitar o supérfluo

Não é preciso abdicar de viver, deixar de realizar passeios e viagens, porém é preciso ajustar e fazer tudo seguindo um plano financeiro.

Continuidade

Tornar o planejamento financeiro um hábito ajudará na realização do sonho. Seguir o plano exigirá força de vontade, controle e disciplina. O ideal é juntar o máximo de dinheiro para negociar o preço ou diminuir o prazo e as parcelas.

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.