Construções sustentáveis: 6 dicas para tornar sua casa mais verde

Publicado em 03/10/2018

Procurar aproveitar melhor os recursos naturais é algo que está cada vez mais em pauta na sociedade. Nas diversas vertentes que o tema abrange, as construções sustentáveis vêm ganhando espaço.Há projetos que, desde a construção, já são pensados com o objetivo de economizar água e luz, por exemplo. Embora isso ainda não seja tão comum no Brasil, todos podem transformar seus lares em residências mais amigas do meio ambiente. Quer saber como fazer isso? Acompanhe aqui algumas dicas práticas para economizar tornando a sua casa mais sustentável!

1. Prefira chuveiros e válvulas de descarga com economia de água

O consumo de água em casa costuma ser bastante elevado, principalmente no banheiro. Como o chuveiro e o vaso sanitário são usados muitas vezes ao longo do dia, é preciso buscar formas de economizar, sem perder a higiene e o conforto.

Uma dica é optar por um chuveiro mais econômico, que mantém a vazão contínua, porém mais baixa, sem perder a força. Alguns modelos podem gerar economia de até 70% de água.

Outra forma é optar por uma válvula de descarga que gaste menos. Há muitas opções de caixas acopladas com dois níveis, sendo de 3 litros para descartar líquidos, e no máximo 6 litros para sólidos, ou seja: não tem como gastar mais que o necessário.

2. Escolha torneiras com regulação de vazão

Para deixar o lar mais sustentável, a dica é trocar as torneiras por aquelas com arejador — uma espécie de redinha na saída da água. Parece algo simples, e gera a sensação de grande vazão e força, porém o que ocorre é justamente o contrário.

Além disso, há modelos de torneira com abertura de no máximo 1/4 da volta, o que ajuda a evitar o desperdício. Na lojas de materiais de construção há muitas opções.

3. Use telhas ecológicas

As telhas ecológicas são feita de fibras naturais ou materiais recicláveis, que contribuem na preservação dos recursos naturais. Fora isso, podem a ajudar a diminuir a temperatura do ambiente, reduzindo o uso de ar condicionado, por exemplo.

4. Opte por lâmpadas de LED

Substituir as lâmpadas por modelos de LED ajudará a economizar muita energia elétrica. Sem que contar que essas têm durabilidade mais longa quando comparadas com as fluorescentes — são cerca de 25 mil horas úteis.

Além de poupar energia elétrica, haverá menos gastos com trocas de lâmpadas.

5. Instale janelas amplas

Mais uma forma para criar construções sustentáveis. Ao optar por janelas amplas por toda a casa, haverá maior incidência e aproveitamento da luz e ventilação naturais. Com isso, é possível manter as luzes apagadas e os aparelhos de ar condicionado e ventiladores desligados por mais tempo.

Essa mudança demandará menos uso de energia elétrica, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e diminuindo o valor da conta de luz.

6. Considere instalar painéis solares

O Brasil é um país de clima tropical, com temperaturas altas o ano inteiro. Por isso, uma das formas de deixar a casa mais ecológica é optar por painéis solares para geração de energia. Apesar de ainda não ser muito difundido, o uso desse produto vem crescendo nos últimos anos.

Para as residências que ainda serão construídas, basta incluir no projeto a instalação das placas. É possível também instalar os painéis nas casas que estão prontas, desde que exista espaço para instalar as baterias.

Achou essas dicas para construções sustentáveis interessantes? Então aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais com os seus amigos!

Fonte: http://www.soreparos.com.br

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.