O que é mais vantagem: comprar ou construir a casa?

Publicado em 18/07/2018

Ter uma casa própria é o sonho de mais de 19 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Data Popular. E para quem está em vias de realizar esse sonho, uma dúvida bastante comum é se vale mais a pena comprar ou construir. A resposta para esta questão depende de uma série de fatores e é bastante individual.

Abordaremos algumas das questões que envolvem cada escolha, para ajudar você nesta difícil decisão. Leia, analise os prós e contras e veja qual opção se adéqua melhor ao seu perfil e ao seu contexto atual.

Os benefícios em construir a própria casa

Para muitas pessoas, construir uma casa do zero pode ser a solução ideal. Isso por que construindo é possível pensar em todos os detalhes e customizar a casa exatamente do jeito que se imagina, tanto em tamanho (metragem) e disposição de ambientes, quanto em localização (bairro, rua, condomínio fechado), acabamentos e funcionalidades.

Quando se decide levantar uma casa, é possível pensar, junto do arquiteto e do engenheiro responsável, todos os detalhes do projeto, até mesmo a voltagem elétrica das tomadas de acordo com seus equipamentos eletrônicos, a altura das janelas, largura das portas (sim, você pode pensar em qual é a largura ideal para que seus móveis sejam facilmente transportados para a nova casa), entre outros fatores.

Além disso, a vantagem mais interessante para quem opta por construir é a financeira. Se a obra transcorre sem grandes imprevistos, a casa tende a ser até 30% mais barata que uma comprada. Além disso, uma casa construída representa um investimento patrimonial rentável, já que ela sofre boa valorização depois de pronta. Grandes vantagens, certo?

 

O lado desvantajoso em construir

Porém, nem tudo são flores para quem decide construir. Após levantar minuciosamente a previsão de custos da obra, o ideal é que você tenha em mãos toda a verba para isso. Se você pretende conseguir parte do dinheiro através de crédito e financiamento, considere que, ao contrário do que acontece no processo de compra, para a construção as condições de linhas de crédito e financiamento não são tão atraentes. Calcule juros e taxas e coloque-os na conta da obra para saber se ainda assim o imóvel sairá mais em conta do que outro comprado pronto. E, se pretende optar por contratar uma empreiteira para tocar a obra, lembre-se de incluir o pagamento da empresa nos custos.

A escolha do terreno também pode ser uma dificuldade. Uma infinidade de aspectos deve ser considerada na hora de comprar o terreno da futura casa: infraestrutura básica como saneamento, fornecimento de energia, comércio local, se há ou não boas escolas, supermercados e claro, segurança e localização. Nem sempre é tão fácil unir tudo isso a bons preços. É preciso pesquisar e escolher, levando-se em conta todos estes fatores. Outra questão importante: se você pretende financiar a construção, saiba que, além de ter o nome limpo, na maioria dos casos você precisa ter o terreno comprado, além do projeto pronto e aprovado pela prefeitura. Estes costumam ser pré-requisitos das linhas de crédito.

Outra dificuldade bastante comum nos dias de hoje é encontrar mão de obra realmente qualificada por valores acessíveis. Diante da escassez de bons profissionais da área (mestres de obra, pedreiros, eletricistas, encanadores, gesseiros, pintores), duas tendências se sobressaem: profissionais com pouca qualificação e profissionais caros. Para construir, é preciso ter uma equipe alinhada,

que saiba se comunicar e interpretar corretamente o projeto de arquitetura. Isso evita que você tenha surpresas desagradáveis, como ter que refazer um serviço mal feito.

Compre seu sonho pronto!

A primeira grande vantagem em comprar uma casa pronta é a praticidade. Ao contrário de quem opta por construir, comprando um imóvel, é possível se mudar imediatamente para o local. Antes de decidir se quer construir ou comprar, certifique sua situação: você precisa se mudar imediatamente ou tem tempo para isso? O mercado imobiliário é bastante rico e oferece boas opções para todos os gostos, o segredo é procurar!

Para muitas pessoas, um pró da compra é não ter o desgaste inerente de uma obra. Quem já construiu sabe que não é fácil lidar com profissionais de opiniões divergentes e os imprevistos do

processo. Sejam as chuvas, ou a impossibilidade técnica de ter algum detalhe do projeto realizado, é preciso muita paciência e jogo de cintura para lidar com tudo isso. Haja disposição! Quem compra definitivamente não sofre com isso.

O fato de estar diante de um imóvel pronto permite que se possa avaliar todos os detalhes sem ter as surpresas (nem sempre positivas) de quem decide construir. Os acabamentos são ou não são do seu agrado, a parte elétrica e hidráulica está pronta e você pode verificar se tudo funciona ou não, de acordo com as suas necessidades. Se o imóvel não atende seus requisitos, não há problemas, procure outro!

Outra vantagem da compra são as facilidades de financiamento. Apesar da tendência de expansão do financiamento para construção, o mercado financeiro é mais aberto para o financiamento da compra. As condições costumam ser melhores e os processos mais simples. E, se você tem recursos próprios, melhor ainda: seu poder de negociação é alto e isso representa melhores preços por comprar a vista!

Dificuldades em comprar uma casa

Como dissemos acima, construir pode ser até 30% mais barato do que comprar. E essa é a primeira desvantagem de quem vai comprar. Estudos apontam que o Brasil é o país que teve a mais alta valorização de imóveis em todo o planeta nos últimos cinco anos, cerca de 120 %. Além disso, estas pesquisas indicam uma queda nessa valorização: nos tempos de hoje, a vantagem está ao lado de quem vende, não de quem compra.

A questão da documentação do imóvel comprado pode ser outro problema. Além das burocracias que envolvem todo o processo, especialmente quando o imóvel tem dívidas, hipotecas, ou mesmo aqueles que têm mais de um proprietário ou são parte de um inventário, os encargos de escrituração ficam totalmente para o comprador e não costumam ser baratos. Antes de comprar, analise todos esses detalhes.

“Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Sim, um imóvel pronto pode te conquistar por seu acabamento impecável, mas pode ser uma verdadeira bomba relógio, prestes a explodir. Problemas não visíveis, como cupins, insetos, paredes com infiltração ou mofadas devem ser sempre considerados. Verifique todos estes aspectos com o vendedor antes da compra e faça uma vistoria detalhada, com profissionais capacitados para isso. Evite surpresas desagradáveis!

 

Fonte: https://financaspessoais.organizze.com.br

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.