Tangará da Serra – Mato Grosso

Publicado em 20/09/2017

Tangará da Serra é um município brasileiro localizado na Região Centro-Oeste do país, no estado de Mato Grosso, do qual é o quinto mais populoso, com população de 102.056 habitantes, conforme a estimativa do IBGE, em 2014.

Criado em 13 de maio de 1976, é consideravelmente novo e destaca-se pelo seu rápido crescimento populacional e econômico, além de ser um dos mais progressistas do interior do estado. Sua economia baseia-se na prestação de serviços, agroindústria e agricultura, com destaque para a produção de soja e cana-de-açúcar. O comércio é considerando um dos mais estruturados no interior de Mato Grosso. O município é um pólo regional, sendo uma das cidades mais ricas do estado, possuindo também diversos atrativos turísticos em seu interior, como cachoeiras, pousadas e parques.

Sua área é de 11.323,640 km² e a distância até Cuiabá, capital administrativa estadual, é de 240 quilômetros.

Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) de Tangará da Serra vem evoluindo, representando cerca de 2,1% na participação do estado, sendo o 11º maior de Mato Grosso, destacando-se na agricultura, agropecuária, indústria e prestação de serviços. Os setores do agronegócio e prestação de serviços são os que mais geram emprego e renda no município.

Setor primário

A agropecuária é um setor econômico importante na economia tangaraense. De todo o PIB do município, 224.057 reais é o valor adicionado bruto da agropecuária.Segundo o IBGE, em 2012, o município possuía 229.668 bovinos, 2.017 equinos, 254.345 galinhas, 2.584.657 galos, frangos e pintinhos, 2.500 codornas. 9.720 suínos e 210 caprinos. No mesmo ano, o município produziu 7.306 litros de leite de vaca, 59.000 dúzias de ovos de codorna, 5.246 dúzias de ovos de galinha e 5.310 quilos de mel-de-abelha. Na lavoura temporária são produzidos principalmente a Cana-de-açúcar (1.132.013 toneladas), soja (190.800 toneladas), algodão (31.194 toneladas), arroz 6.978 (toneladas) e girassol (1.961 toneladas). O município produz ainda, em menor escala, café, melancia, mandioca, abacaxi, tomate, banana, feijão, milho, coco, limão e maracujá.

Setor secundário

A indústria é, atualmente, o segundo setor mais relevante para a economia do município. De acordo com os dados do IBGE, divulgados em 2012, 342.278 reais é o valor adicionado bruto da indústria. A Indústria Alimentícia tem maior destaque. Tangará da Serra conta com um Plano de Incentivo a novas empresas, que tem atraído alguns investimentos importantes (Lei nº 2168/2004 de 23 de junho de 2004, alterada pelas leis nº 2371/2005 e nº 2424/2005). O Plano oferece incentivo para a instalação de Indústrias no município como a doação de terreno, a terraplanagem, energia elétrica no local (no padrão), isenção dos impostos municipais, e o PRODEI (através do Governo do estado – isenção de ICMS). Ressaltamos a Anhambi Alimentos Norte Ltda., que conta com 165 aviários em sistema de integração e abate 80 mil aves/dia, com potencial de ampliação para 120 mil aves/dia, e possui, também, de 07 à 10 postos de trabalho com 950 funcionários. O Marfrig Ltda abate hoje 1.100 bovinos/dia, com capacidade instalada de 1.500 cabeças/dia, abastecendo, também o comércio exterior. A empresa possui 21 postos de trabalho com 1.050 funcionários. Há indústrias de Etanol com pretensões de investir 3 Bilhões em Tangará da Serra.

Setor terciário

O setor terciário é o maior destaque da economia tangaraense. A prestação de serviços rende 864.792 reais ao valor PIB municipal. Neste setor, Tangará da Serra apresenta um grande potencial e crescimento expressivo, despertando a atenção de investidores de diversas regiões do país. O comércio local atrai pessoas de diversas cidades vizinhas e é considerado um dos mais fortes do interior do estado, o que consolida a cidade como prestadora de serviços na região. De acordo com o IBGE, a cidade possuía, em 2011, 2.882 unidades locais, 2.792 empresas e estabelecimentos comerciais atuantes e 36.804 trabalhadores, sendo 20.158 pessoal ocupado total e 16.646 pessoal ocupado assalariado. Salários, juntamente com outras remunerações somavam 271.574 reais e o salário médio mensal era de 2,2 salários mínimos. Referência em Mato Grosso, a cidade hoje recebe mensalmente inúmeros consumidores e é o maior centro de compras e lazer da região. Nos últimos anos, grandes franquias e empresas se instalaram na cidade, como a Novo Mundo, Clube Turismo, Lojas Americanas, O Boticário, Cacau Show, Subway e Casas Bahia. No turismo, conta com diversas agências, além da CVC Turismo. Outras grandes lojas varejistas instaladas são: Gabriela Calçados, Tecelagem Avenida e Stuzio Z, as três com grandes lojas espalhadas por Mato Grosso. O potencial econômico de Tangará da Serra também despertou a atenção da rede de lojas de departamentos Havan, que em 2014 instalou na cidade a 5ª mega loja no estado e 76ª mega loja no Brasil. A região central concentra uma parcela expressiva do comércio e da prestação de serviços, com escritórios contábeis, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, cabeleireiros, clínicas de estética, escolas de idiomas, comércio varejista de vestuário e acessórios, comércio popular, artesãos, lojas de variedades, farmácias, sorveterias e fornecimento de alimentos para consumo domiciliar, pet shops, relojoarias, além de grandes empresas varejistas de eletrodomésticos, materiais para construção e artigos para o lar. A cidade possui diversas galerias, um centro comercial e um shopping center, além de centros de eventos e casas noturnas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangará_da_Serra

*As áreas destinadas aos próximos lançamentos nos 10 Estados acima descritos são parte integrante do patrimônio empresarial do Grupo Buriti e seus parceiros. Os projetos estão sendo desenvolvidos respeitando o plano diretor de cada município e ainda dependem da aprovação dos órgãos públicos competentes. Os lançamentos seguirão o cronograma estabelecido pela Buriti e serão comercializados após a aprovação dos projetos e liberação dos devidos registros de incorporação das comarcas de cada cidade. As quantidades de terrenos poderão sofrer alterações sem aviso prévio. A Buriti se reserva no direito de cancelar, antecipar ou adiar os lançamentos conforme as condições do mercado imobiliário ou situações adversas na economia. Buriti Imóveis, Realizando Sonhos. TODOS OS PROJETOS CONSTANTES NESTE MATERIAL FORAM APROVADOS PELOS ÓRGÃOS PÚBLICOS COMPETENTES E PODERÃO SOFRER ALTERAÇÕES POR EXIGÊNCIA PÚBLICA OU NECESSIDADE TÉCNICA, DESDE QUE NÃO PREJUDIQUE OS COMPRADORES. IMAGENS ILUSTRATIVAS E DO LOCAL.

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.