Tijolo ou bloco de concreto, você sabe qual é a melhor opção para sua obra?

Publicado em 08/04/2019

Se você pretende construir uma casa e está em dúvida sobre qual o melhor tijolo para a construção – o tradicional de cerâmica ou o de concreto – fique atento a resposta do arquiteto Osvaldo Santos Júnior.

“Tanto os tijolos de cerâmica como os de concreto, são bons materiais para se construir e são muito semelhantes nos custos finais, porém tem que se levar em conta o objetivo do uso do material ou da obra a ser executada. O tijolo de concreto é autoportante, ou seja, não necessita de pilares de concreto para sustentação. As próprias paredes erguidas se tornam a estrutura da obra construída. Por esse motivo não se pode modificar, nem instalar novas janelas ou vãos de portas. Na instalação de futuras tomadas, estas deverão ser feitas externamente.

Se for construir grandes áreas ou paredes, onde não se pretende modificar como, por exemplos, muros , paredes de barracões, apartamentos construídos em série ou residências que não se modificarão mais, a rapidez do tijolo de concreto faz a obra ficar mais vantajosa . Porém se a intenção é construir uma residência que poderá passar por reformas ou alterações futuramente, o adequado é utilizar o tradicional tijolo cerâmico.

Quanto à impermeabilidade, nos dois casos a parede externa deverá receber um reboco impermeabilizante adequado e pintura com capacidade de impedir a infiltração de água.

Tijolo baiano de 6 a 8 furos

– Ótimo isolamento térmico;
– Menor absorção de água;
– É mais leve;
– Usados como vedação. permitindo mudanças e reformas futuras na estrutura da casa;
– É facilmente encontrado;
– É o tijolo mais barato do mercado.

Bloco de concreto

– Pode ser usado como vedação ou estrutural;
– Rende mais e a mão de obra executa a alvenaria mais rapidamente;
– É o mais resistente, e o desperdício gerado pelas quebras é inferior;
– Necessita de menos argamassa de assentamento e reboco.

Antes de começar a obra ou escolher qual será o material mais adequado é importante que se consulte um arquiteto ou engenheiro, devidamente registrado no Crea. Esses profissionais oferecerão o projeto mais apropriado e os custos de cada material utilizado, visando economia, praticidade e eficiência da obra”.

Fonte: www.empreiteiracuritiba.com.br

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.