Vai construir? Confira como fazer o descarte correto dos entulhos

Publicado em 05/07/2017

O Grupo Buriti dá dicas de como dar o fim certo para as sobras de uma construção

Foto: Shutterstock

Durante o período de obras para a realização da casa própria, muito materiais são usados e, após a conclusão do projeto, sobram os entulhos: detritos de blocos, tijolos, gesso, pisos e azulejos, madeira, latas de tintas e diversos outros resíduos difíceis de serem descartados.

Muita gente não sabe o que fazer e ainda descarta em áreas impróprias, criando assim, pontos viciados de entulho e acumulo de lixo que podem gerar doenças como zika vírus, chikungunya e dengue. Por isso, o Grupo Buriti, um dos maiores empreendedores em desenvolvimento e planejamento urbanístico do Brasil, reuniu algumas dicas que vão ajudar a população na hora de fazer o descarte correto das sobras.

“É necessário contratar uma empresa que irá destinar o entulho ao lugar correto ou, então, procurar no munícipio um ponto de descarte em caso de pequenas obras. Além disso, o acumulo de lixo nas ruas em época de chuva é preocupante, pois os bueiros ficam entupidos, ocasionando alagamento de ruas, além de contaminar o solo e servir de abrigo para insetos e outros animais causadores de doenças”, acrescenta Moisés Carvalho Pereira diretor do Grupo Buriti.

Confira as dicas da Buriti Empreendimentos para fazer o descarte correto do resíduo da construção civil:

Responsabilidade: Todo gerador de entulho é encarregado pelo destino dos seus resíduos. Isso é lei e prevê multa para quem coloca lixo em local inadequado. As penalidades variam de acordo com cada cidade, pois todo município tem suas próprias leis de descarte e é importante checa-las antes de prosseguir.

Entulho: Os resíduos da construção civil devem ser reciclados ou reutilizados – como é o caso de blocos, telhas, azulejos, madeiras, papelão, etc. – ou ainda encaminhados para aterros sanitários apropriados para seu recebimento, quando não for mais possível o reuso ou reciclagem. Restos de materiais inflamáveis ou que possam causar danos à saúde humana e/ou contaminação ambiental, como tintas e solventes, devem ser encaminhados para áreas de transbordo e triagem ou aterros industriais.

Onde descartar: O primeiro passo é consultar a prefeitura de sua cidade e checar quais são os locais adequados para recolhimento, pois cada município possui suas regras para descarte e reciclagem. O segundo passo é contratar um serviço de caçambas e certificar que a empresa seja autorizada a fazer isso. No contrato, garanta que o transportador fará a correta destinação do entulho em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados de resíduos da construção, porque somente as empresas regularizadas podem descartar o entulho em aterros de resíduos da construção, dando disposição final ambientalmente adequada aos materiais.

Benefícios: A reutilização e reciclagem de entulhos são importantes para a sustentabilidade da sua região e para a diminuição do impacto ambiental da sua cidade. Além disso, diminui a poluição ambiental, as chances de alagamentos e inundações e risco de epidemias. Também aumenta a valorização da região e o potencial turístico, melhora a autoestima da população e, principalmente, a qualidade de vida de todos os moradores.

Copyright 2017 - Buriti Empreendimentos. Todos os direitos reservados.