Dia a dia das operações da Buriti Empreendimentos reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade do planeta
Estamos na semana do Meio Ambiente. E, aproveitando a data comemorativa, a Buriti convida você a refletir sobre sustentabilidade e iniciativas cotidianas que fazem grande diferença quando o objetivo é prevenir a degradação do meio ambiente e garantir o patrimônio natural do planeta.
Não se tratam apenas de grandes ações realizadas pelo poder público ou organizações ambientais. Elas são fundamentais, sim. Mas todos nós, no dia a dia, podemos e devemos contribuir para garantir que os recursos naturais estejam disponíveis para as próximas gerações.
Quer um exemplo? Dar carona. Isso mesmo! Dar (ou pedir) carona diminui a quantidade de carros na rua e, consequentemente, reduz a emissão de gases que contribuem para o aumento efeito estufa e o aquecimento global.
Acredite! Atitudes simples podem fazer grande diferença. Coletar o óleo de cozinha para evitar que ele chegue aos rios; separar o lixo para garantir que os recicláveis sejam reutilizados; e dar preferência a empresas que tenham compromisso ambiental são ações que contribuem para a sustentabilidade do solo, ar, água, fauna e flora.
Compromisso com o meio ambiente
No dia a dia das operações da Buriti, reafirmamos o compromisso com Dez Princípios do Pacto Global da ONU . Em relação à proteção do meio ambiente, desenvolvemos iniciativas e utilizamos tecnologias que promovem a responsabilidade ambiental.
Nos canteiros de obra, utilizamos recipientes para separação de madeira, metal e plástico. Em relação ao descarte comum, separamos o lixo entre secos e orgânicos. Assim, garantimos a destinação correta e eficiente desses materiais e resíduos.
Nos escritórios, os chamados “lixos eletrônicos” recebem o tratamento adequado. Após a coleta, eles são entregues a empresas especializados na reciclagem e descarte desses aparatos. Assim, evitamos que os equipamentos e seus componentes tóxicos contaminem o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.
Pensando na economia de água e de energia, utilizamos pias e válvulas de descarga regulamentadas para consumo de água eficiente e também optamos pelo uso de sensores automáticos no acendimento de lâmpadas.
“A responsabilidade ambiental da Buriti está presente em todas as áreas e etapas do nosso negócio. Internamente na empresa, promovemos ações que reforçam a cultura da preservação dos recursos naturais. E, em nossos empreendimentos, entendemos que é impossível desenvolver projetos de planejamento urbano sem nos preocuparmos com a preservação e a recuperação ambiental”, explica Bruno Mena, gerente de Meio Ambiente da Buriti Empreendimentos.
APA do Lago Juá
O Grupo Buriti doou, em 2021, uma área de mais de 1.260.000 m² à Prefeitura Municipal de Santarém (PA) para compor a área de preservação ambiental pública do Lago Juá (APA do Lago Juá).
A doação veio reforçar o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente e nos garantiu, naquele ano, o “Certificado Ambiental Selo Verde”: uma ecoetiqueta que atesta a adoção das boas práticas desenvolvidas em prol do meio ambiente.
Recuperação da Mata Atlântica
Entendendo seu papel como agente ambiental, a Buriti desenvolve um projeto de recuperação de Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema (SP), em parceria com o Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), um dos mais respeitados institutos de pesquisa do país.
O projeto promove a reabilitação ambiental da região ao recuperar nascentes e reforçar os fragmentos florestais presentes na região, graças ao plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção.
“Como uma das maiores empresas no ramo de desenvolvimento e planejamento urbano no Brasil, entendemos que é preciso sempre aprimorar os mecanismos de preservação do meio ambiente. Na parceria com o Ipê, estamos desenvolvendo, ainda com mais solidez, ações ambientais que, de fato, contribuem com o país”, ressalta Sidney Penna, sócio-diretor da Buriti Empreendimentos.
Além da iniciativa no Pontal, a empresa também recuperou a área verde de dois dos seus empreendimentos em São Paulo: o Parque dos Buritis, em Presidente Prudente; e o Jardim das Acácias, em Álvares Machado. A restauração ambiental dos loteamentos foi realizada com o plantio de 18 hectares (uma área equivalente a 25 estádios de futebol).
Plantio de mudas
O plantio de mudas é uma prática que incorporamos na rotina da Buriti. No município de Presidente Prudente (SP), por exemplo, plantamos 4.500 mudas de espécies arbóreas no Jardim das Acácias.
Em Tucuruí (PA), doamos 600 mudas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Também no Pará, na cidade de Marabá, realizamos o plantio de 700 mudas de espécies nativas.
Conscientização e ação! Essa é a nossa proposta para você!