A Buriti Empreendimentos, empresa referência em desenvolvimento e planejamento urbano, reforça seu compromisso com a saúde pública e se une à luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Através de uma série de ações, a empresa busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito.
Além de fornecer informações de combate ao mosquito em suas redes sociais, a Buriti Empreendimentos também enviará um comunicado aos seus clientes com informações sobre a doença, sintomas e medidas de prevenção, além de fazer uma mobilização interna sobre o tema com seus colaboradores.
Combate à dengue: uma responsabilidade de todos
O gerente regional da Buriti Empreendimentos, Anderson Diedrichs, destaca que o número de casos de dengue vem crescendo em todo o país e que a responsabilidade pelo combate ao mosquito é de todos. “Acreditamos que essa é uma responsabilidade que vai além do poder público. A sociedade civil organizada também precisa se mobilizar. Por isso, estamos realizando ações de conscientização, principalmente neste período chuvoso, quando há um aumento na proliferação do mosquito”, afirma.
Dentre as recomendações dos órgãos de Saúde estão:
1 – Não deixar água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando sua procriação.
2 – Deixar sempre bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.
3 – Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
4 – Manter o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas.
Além dessas orientações também é importante não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças, além de permitir sempre o acesso do agente municipal de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta de início repentino e que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e coceira no corpo. Pode haver ainda perda de peso, náuseas e vômitos.
Ao início de dois ou mais sintomas associados a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima. Todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados obrigatoriamente à Secretaria Municipal de Saúde. Ao aparecimento dos sintomas associados, a recomendação é não fazer automedicação e procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.