Cinco destinos inusitados para passas as férias

Sócios-diretores da Buriti listam cidades em estados diferentes para quem quer explorar passeios culturais, atividades na natureza e programas gastronômicos

Janeiro é sinônimo de férias e o que não falta são destinos turísticos no Brasil com atrações para todos os gostos. Em um país tão vasto e com tantas referências culturais, é possível curtir passeios históricos, provar pratos típicos, se divertir com a natureza, ir para a praia – de mar ou de água doce – ou ainda, aproveitar a vida noturna das cidades.

Neste contexto, os sócios-diretores da Buriti, Moisés Carvalho e Sidney Penna, reúnem destinos não tão comuns de cinco estados brasileiros para quem ainda quer viajar e está procurando algo diferente. “São cidades belas, prósperas e com muito a oferecer. Tivemos o privilégio de conhecer e fazer parte da história delas, visto que fazem parte da lista de municípios que abrigam nossos empreendimentos”, comenta Moisés.

1 – Rio Branco – Acre

Rio Branco, capital do Acre, é o primeiro da lista. Um dos atrativos culturais é visitar construções como o Palácio Rio Branco, prédio inspirado nas construções europeias e que conta a história do estado. É possível comprar artesanato local e produtos naturais extraídos da floresta no Novo Mercado Velho ou ainda visitar o Parque Ambiental Chico Mendes, há 8 km da cidade, que possui um centro de educação ambiental e preservação natural.

2 – Marabá, Tucuruí e Tapajós – Pará

Ainda no Norte, o Pará oferece lindas praias de água doce. Marabá, Tucuruí e Tapajós, cidades paraenses, abrigam praias fluviais com espaço de descanso e lazer, além de infraestrutura de hotéis e restaurantes. É a ocasião perfeita para comer tacacá – prato típico da região amazônica de origem indígena, feito com tucupi, goma de mandioca, camarão e jambu (erva que provoca dormência na boca).

3 – Rio Largo – Alagoas

Chegando ao Nordeste, a pedida da vez é a cidade de Rio Largo, município localizado na região metropolitana de Maceió. Além de abrigar o principal aeroporto de Alagoas, o Internacional Zumbi dos Palmares, Rio Largo é famosa pela Usina Leão, uma das maiores da América Latina. Na cidade alagoense pode-se, por exemplo, visitar as ruínas das fábricas Cachoeira e Progresso, que compunham a Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos nos tempos áureos da indústria têxtil do estado.

4 – Barreiras – Bahia

Já na Bahia, Barreiras é o destino para quem busca aventura na natureza. A cidade abriga um paraíso ecológico formado por rios, corredeiras, cachoeiras, veredas, serras e vales, com atividades que incluem canoagem, jet ski, boia-cross e rafting. Também não faltam opções para aqueles que desejam apreciar as ruas e praças mais antigas da cidade, além de igrejas como a Catedral São João Batista e a Igreja de Santa Terezinha, que datam do fim do século 19 para o começo do século 20.

5 – Uberaba – Minas Gerais

Por fim, chegando ao Sudeste, a sugestão é Uberaba, cidade do interior mineiro com cachoeiras, museus e muitos edifícios históricos. O Memorial Chico Xavier, o Museu dos Dinossauros e o Museu do Zebu são algumas das atrações principais. Pode-se aproveitar ainda o Parque das Acácias, com pistas de caminhada, ciclovias e quadras poliesportivas, além do Mercado Municipal da cidade, onde se vende de tudo: cachaças, artesanato, queijos, doces, entre outros artigos típicos.

Voltar ao topo