5 dicas para começar 2019 com a casa organizada

Organização é uma das metas mais comuns de ano novo. Acabar com a bagunça não é só uma medida para facilitar o dia a dia, mas é uma maneira de deixar as energias fluírem dentro de casa. Para ajudar você nesta tarefa, consultamos algumas personal organizers e listamos dicas para dar fim à desorganização.

1. Descarte

Não existe outro jeito de começar: a primeira etapa da organização é justamente avaliar o que não serve mais. “Aproveite a oportunidade para doar o que está em bom estado. Isso é ótimo também para abrir espaço nos armários para os presentes que você vai ganhar nas festas de fim de ano”, afirma a arquiteta e organizer Luciana Korn. A guru japonesa da organização Marie Kondo conta em seu bestseller, A Mágica da Arrumação, que um bom jeito de decidir o que fica e o que deve ir embora é analisar se as peças trazem ou não alegria e remetem a boas memórias. Quando elas têm um valor afetivo (ainda que não sejam funcionais, necessariamente), vale a pena mantê-las em casa.

2. Conserte o que não funciona

A dica é básica, mas há muita gente que não segue. Descarte ou conserte peças que não funcionam mais, mas que permanecem nos armários. “Nada de começar o ano com algum objeto ou aparelho quebrado. Dê a eles um destino: conserto, doação ou lixo”, orienta a personal organizer Arlete Roschi, do empresa Ô Lá em Casa.

3. Acomode peças do dia a dia

Contas, chaves, carregadores e celulares são itens que precisam ficar sempre à mão. Geralmente, eles ficam sem um destino adequado dentro de casa e acabam sendo foco de bagunça. O ideal, portanto, é ter um porta-chaves ou bandejas e caixas para acomodar os itens do dia a dia. Para mochilas ou bolsas, vale apostar em ganchos nas paredes.

4. Invista em peças organizadoras

Há uma grande quantidade de produtos que facilitam a organização dentro dos armários. Escolher um único tipo de cabide no guarda-roupa pode ajudar a manter tudo mais organizado. “Evite misturar tipos diferentes, o foco deve ser nas roupas. Se possível, escolha um modelo flocado, que não deixa as peças finas escorregarem”, aconselha a organizer Carol Rosa. Pinças nos cabides também ajudam a guardar calças e saias. Já as colmeias servem para organizar itens pequenos, como peças íntimas, além de otimizar os espaços nas gavetas. Caixas organizadoras, por sua vez, armazenam peças que não são usadas com frequência, como os acessórios de inverno, por exemplo.

5. Verifique maquiagem, produtos de beleza e remédios

O primeiro passo para arrumar itens de banheiro e maquiagem é checar as datas de validade. “Verifique  se todos os seus produtos estão no prazo. Selecione e deixe à mão os de uso diário”, explica Arlete Roschi. Descarte o que não puder ser usado. Não se esqueça de levar os medicamentos vencidos em farmácias – eles precisam ser depositados em espaços apropriados. Separe os produtos por uso – organize aqueles para o corpo, para o rosto, para o cabelo, as maquiagens. Em seguida, eleja um espaço adequado para cada categoria.

Fonte: www.casavogue.globo.com