Lote comercial ou residencial: Em qual investir?

Entenda as diferenças entre os dois tipos de lotes e saiba qual a melhor opção para seus objetivos

É fato que o loteamento sempre será um ótimo investimento, afinal, é um bem durável que tende a valorizar ao longo dos anos. Porém, existem mais de um tipo de lote disponível no mercado, que atendem finalidades diversas – o lote residencial e o lote comercial. Afinal, qual a diferença entre os dois? Os sócios-diretores da Buriti Empreendimentos, Sidney Penna e Moisés Carvalho, explicam o que o comprador deve observar.

A primeira diferença se dá no tamanho e na localização de cada terreno. “Os lotes comerciais são, geralmente, maiores em relação aos residenciais. Além disso, é comum que estejam localizados nas avenidas ou mais próximos às rodovias, para garantir maior movimentação”, esclarece Sidney.

Já os lotes residenciais são menores e estão em pontos mais tranquilos, próximos à área verde. “O morador busca tranquilidade e qualidade de vida, enquanto o empresário busca ser visto e referenciado. Por isso, pensamos o loteamento para atender os dois objetivos”, afirma Moisés.

Ainda segundo os sócios, os lotes comerciais estão disponíveis em menor quantidade, habitualmente correspondendo a 10% do loteamento. Por isso, são a melhor opção para quem busca somente investir. “Os lotes comerciais representam as áreas mais valorizadas, e então, a procura é sempre maior”, reitera Sidney.

Independente de qual seja a opção do comprador, a Buriti oferece condições de pagamento facilitadas e financiamento próprio, a fim de evitar burocracias. Os lotes são ofertados em várias parcelas, com tipos de financiamento adequados para cada caso, facilitando tanto para quem quer realizar o sonho da casa própria quando para empresários e investidores.