Morar próximo a áreas verdes traz benefícios para a saúde

Tranquilidade, bem-estar, redução do estresse e até de hipertensão estão entre as vantagens de residir perto da natureza

Sabe-se que a intensa urbanização do último século despertou nas pessoas a necessidade de reaproximação com a natureza, tanto na busca pela tranquilidade como pela qualidade de vida. A procura por imóveis com áreas verdes foi ainda mais intensificada com a pandemia, que despertou a urgência em viver bem e passar mais tempo em casa. Hoje essa busca já ultrapassou a denominação de tendência e tornou-se um critério primordial para aquisição do imóvel ou terreno.

De fato, estar em áreas verdes trazem claros benefícios para os moradores, como a redução dos efeitos de poluição sonora e poluição do ar. Os espaços compostos por árvores e gramados apresentam um ar mais puro e de alta qualidade, pois mantém a umidade do ar e filtram gases tóxicos como o enxofre e gás carbônico. A vegetação atenua os efeitos de calor intensificado da cidade, tornando o clima mais arejado e proporcionando conforto térmico.

Espaços verdes promovem uma relação afetiva com a cidade, visto que as pessoas remetem essas áreas como espaços livres agradáveis. Além disso, residir em local cercado pela natureza possui comprovações científicas de benefícios para a saúde. Em pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), encabeçada pela patologista Thais Mauad, foi comprovado que quem vive próximo a áreas verdes tem menos risco de desenvolver hipertensão – a cada 10 mil árvores plantadas, a probabilidade de desenvolver pressão alta cai 7%.

Moradores de casas próximas a áreas verdes têm ainda menor propensão ao estresse, visto que a natureza proporciona uma sensação de paz, tranquilidade, diversão e descanso, ativando os hormônios responsáveis pelo bem-estar. “Morar em lugares com área verde é um fator determinante para a qualidade de vida, e, por isso, buscamos implantar os empreendimentos da Buriti próximos à natureza”, afirma Sidney Penna, um dos sócios-diretores da Buriti Empreendimentos, uma das maiores empresas no ramo de desenvolvimento e planejamento urbano no Brasil.

Esses locais são ainda considerados espaços democráticos, pois podem ser utilizados por indivíduos de todas as idades e com diferentes objetivos. “Além dos claros benefícios para a saúde, a área verde proporciona um ambiente visualmente bonito, que também contribui para o bem-estar, sendo um convite para momentos de lazer com a família, um espaço para a diversão das crianças e atividades físicas para os adultos”, completa Moisés Carvalho, também sócio-diretor da Buriti.

Deixe um comentário ou tire suas dúvidas

Voltar ao topo