Com 19 anos de existência, a empresa se mantém atualizada às necessidades do mercado para reter seus talentos
Um estudo recente da Betterfly, uma plataforma de benefícios de bem-estar que recompensa seus hábitos saudáveis, apontou que mais de 50% dos trabalhadores se entendem como esgotados. Os dados fazem parte do relatório de bem-estar 2022 da companhia, que entrevistou 4 mil trabalhadores em países como Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha, Equador, México e Peru.
O movimento mundial de descontentamento e estresse no trabalho também foi apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que desde 2021 reconheceu o Burnout como uma síndrome ocupacional, definindo-a como um estado de esgotamento físico e emocional que pode afetar trabalhadores em qualquer nível de atuação ou setor.
Entendendo o cenário e sabendo da necessidade de cuidar de seus colaboradores, a Buriti Empreendimentos escolheu como tema para o Dia do Trabalho este ano o descanso: Para alcançar o sucesso também é necessário descansar.
O trabalho é uma parte da vida das pessoas, um meio para que eles consigam proporcionar tempo de qualidade com seus entes. Por isso, durante o tempo de atuação do colaborador, estimulamos um ambiente para que ele consiga dar o seu melhor, sem esquecer que existe vida fora do escritório. Às sextas-feiras, por exemplo, eles podem ouvir playlists no escritório da matriz, em Goiânia.
A gerente do departamento de Gente e Gestão, Clarissa Boia, diz que a cultura organizacional da Buriti valoriza o bem-estar de seus profissionais. “Dificilmente um colaborador extrapola seu horário de trabalho e se acontece esse tempo a mais, é contabilizado como banco de horas para que ele compense o mais rápido possível. Além disso, temos no nosso plano de trabalho, momentos de descompressão e ações de endomarketing, promovendo um ambiente leve e agradável”.
Manter um ambiente de trabalho saudável envolve uma combinação de aspectos físicos, sociais e emocionai, como: oferecer treinamentos constantes, criar um ambiente inclusivo, promover um equilíbrio saudável entre ofício e vida pessoal e fornecer benefícios que apoiem a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Antes mesmo do clima organizacional, o desenvolvimento de carreira pode interferir muito na qualidade de vida dos colaboradores. “A Buriti conta com mais de mil colaboradores pelo país e cerca de 130 em sua matriz, em Goiânia. Para gerenciar todo esse time é necessário oferecer a todos possibilidades para que cresçam profissionalmente. Para isso, realizamos também parcerias com instituições de ensino que garantem descontos em cursos para eles e seus dependentes, além de estarmos estruturando novas ações e estratégias ainda esse ano, é o que diz Sidney Penna, sócio-diretor da Buriti.