Plantio de árvores reduz o calor e melhora a qualidade de vida em áreas urbanas

Em regiões arborizadas de maneira adequada, há um aumento significativo da umidade relativa do ar

As regiões do Brasil têm enfrentado dias cada vez mais quentes e é comum que em grande parte delas a temperatura passe dos 30°C. Por isso, algumas medidas são fundamentais para garantir um clima mais agradável e assim manter a qualidade de vida.

Uma das formas de diminuir a temperatura em áreas urbanas é por meio da preservação e do plantio de árvores que deixam o ambiente mais fresco e úmido. Palmas, por exemplo, possui uma taxa de 79,9% de arborização das vias públicas, um índice bom se comparado com outras capitais do Brasil, mas ainda assim, a presença de mais árvores poderia contribuir para a diminuição da temperatura.

Diversos estudos apontam que, nas épocas mais quentes do ano, as áreas mais arborizadas podem registrar queda de até 5°C, em comparação com aquelas que possuem pouca ou nenhuma arborização. Diante disso, a Buriti Empreendimentos incentiva o replantio de árvores nos loteamentos que comercializa, tendo em vista os benefícios que esse simples ato pode trazer para o ambiente.

Para o diretor da Buriti Empreendimentos, Pablo Castelhano, é imprescindível conscientizar a população sobre a importância das árvores. “Além de manter a cidade mais bonita, as árvores têm papel fundamental para a manutenção do clima. Por isso, acreditamos que o incentivo à preservação e plantio de árvores é importante, sobretudo nos bairros planejados, para trazer uma melhora significativa na qualidade de vida dos moradores”, afirmou o diretor.

Na hora de fazer o plantio de qualquer árvore é importante:

– Dar preferência para as espécies nativas originárias da região;
– Certificar-se de que por perto não tenha fiação, rede de água, esgoto e muros. Caso tenha, optar por árvores de pequeno porte;
– Pesquisar sobre a espécie que pretende plantar e conhecer melhor as suas características;
– Verificar se há alguma autorização para plantar árvores na região, buscar informações na Prefeitura da cidade, Secretaria do Meio Ambiente ou outro órgão responsável.