Por que investir em imóveis em 2020?

Buriti

Há alguns anos o Brasil enfrenta uma severa crise econômica, porém, desde o ano passado começou a mostrar indícios de uma retomada bem positiva. Algo que foi bastante falado em 2019 e que continua sendo alvo de pesquisas e comentários, é a crescente evolução do mercado imobiliário, que trouxe diversos benefícios para quem deseja comprar e investir. E por que investir em imóveis em 2020?

Todas as previsões de especialistas nas áreas econômicas e da construção civil apontam um crescimento e desenvolvimento no mercado da construção, venda e investimento no mercado imobiliário. A justificativas dessa explosão de crescimento e retomada de capital, se dá pela baixa nos índices das taxas, como a SELIC, que não deve passar de 5% ao ano, e o grande índice de empreendimentos e imóveis com lançamento previsto para este ano.  Isso significa que, além de poder comprar com valores e taxas surpreendentemente compensatórios, o investimento no mercado imobiliário se torna um negócio a se pensar com bastante entusiasmo. Quer entender o porquê? Confira alguns desses motivos:

Crédito fácil

As taxas de crédito imobiliário dos bancos variam de 2,95% a 9,01%. Os principais bancos como Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Santander reduziram as taxas das linhas e crédito recentemente, tornando essa “guerra” pelo crédito mais acessível e bastante atrativa para o cliente. Em agosto de 2019, a Caixa lançou uma linha de crédito atualizada pela inflação e, já no final do ano, o Banco do Brasil teve a mesma estratégia. Com todas as alterações, as solicitações de migração do financiamento imobiliário tiveram um crescimento surpreendente no fim do ano passado. Já este ano, a Caixa já divulgou que tem estudado adotar juros fixo para a compra de imóveis. Isso significa que os valores não seriam mais corrigidos pela inflação ou pela Taxa Referencial (TR).  É possível observar promessas de melhorias, desenvolvimento e de grandes mudanças no mercado imobiliário e de empreendimentos coletivos. Ainda há muitas novidades no mercado financeiro que irão facilitar bastante a compra e o investimento no capital imobiliário e é importante estar atento a essas novidades.

Taxa de juros Selic em queda

O ano de 2019 já foi marcado por uma taxa Selic com taxa mínima histórica, chegando a 4,5%. Isso, combinado à baixa taxa de inflação, criou a situação ideal para fazer investimentos rentáveis e seguros a longo prazo: juros baixos, baixa  inflação e alta projeção de crescimento. Com os números atualizados na segunda semana de 2020, segundo o Relatório de Mercado Focus, o esperado é que não haja alteração na Selic em 2020, com a taxa permanecendo em 4,5% ao ano, bem abaixo do que estava sendo projetado no final do ano passado.

Facilidade na negociação

Com o mercado aquecido, todos os agentes estão bastante otimistas, seja para vender os imóveis na planta, prontos ou para lançar novas projeções. Com isso, torna-se mais fácil negociar e reduz especulações, o que impulsiona bastante a compra e investimento no mercado imobiliário. Os grandes provedores de crédito, como a Caixa Econômica Federal e o Santander já começaram o ano com aprovações em taxas de financiamento e negociações diferenciadas para quem está desejando sair do aluguel ou para quem deseja continuar os investimentos no mercado imobiliário. Essa facilidade de acesso ao crédito tem motivado também o mercado a oferecer condições melhores para o cliente, para não perder negócio!

É um investimento seguro

Muito se comenta no mercado de investimentos que deve-se ter cautela para não perder dinheiro. No mercado imobiliário é diferente. Investimento em imóveis além de seguro, também é bastante rentável. Em primeiro lugar, a segurança de investimento em empreendimentos se dá pela questão do déficit habitacional e populacional. Casas, apartamentos e moradias sempre precisarão surgir para o suprimento das necessidades de uma cidade ou estado. Quando se tem um espaço para aluguel, você sana a necessidade que a cidade demanda e consegue gerar lucro em cima disso. Além disso, é tendência há alguns anos a migração de profissionais de cidades menores, para grandes capitais como Goiânia, por exemplo. Podemos citar também que, quando a compra é realizada de forma pensada e calculada, a valorização da região do empreendimento gera grande impacto no aluguel e ou em uma possível negociação de venda futura. Em Goiânia, por exemplo, vemos uma grande valorização de imóveis no Setor Bueno e Marista.

Variedade de imóveis

Outro fator importante é a variedade de imóveis existentes no mercado. Nas grandes capitais, como Goiânia por exemplo, é possível encontrar imóveis de terceiros (usados), novos que já estão prontos para morar e também opções na planta, que possuem uma facilidade e formato de pagamento diferenciado das demais opções. Isso possibilita que o cliente escolha exatamente a opção de acordo com a sua necessidade e faça o melhor investimento possível. Importante avaliar que, em algumas dessas opções como imóveis de terceiros, por exemplo, em algumas situações você não poderá usar seu FGTS. Mas, o importante, é que você terá diversas boas opções para escolher o melhor imóvel para comprar e investir nos próximos meses.

Fonte: https://consciente.com.br/