Praias de água doce: Destinos paradisíacos para temporada de calor

Mais acessíveis, principalmente para aquelas que residem nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, praias fluviais são consideradas as mais belas do Brasil

Já é tradição na família brasileira buscar uma praia para curtir as férias. Dentre os destinos mais escolhidos, nosso país reserva belas praias de água doce nas regiões Centro-Oeste e Norte, escolhas que são bem mais acessíveis e não ficam aquém do litoral.

Umas das praias de água doce mais famosas do Brasil é conhecida como “Caribe Amazônico”, e está em Alter do Chão, próximo ao município de Santarém, no Pará. “A praia banhada pelo Rio Tapajós é considerada uma das principais belezas naturais do mundo. Residir nas proximidades desse local é definitivamente um atrativo”, explica Moisés Carvalho, sócio-diretor da Buriti Empreendimentos, que lançou em 2020 o Residencial Cidade Jardim no município paraense.

A cidade paraense de Marabá também abriga lindas praias fluviais, como a famosa Praia do Tucunaré, a Praia do Sossego e Praia dos Lençóis, todas ao longo do Rio Tocantins. Também banhada pelo mesmo rio está a Praia da Pederneira, na cidade de Tucuruí, também no Pará. Todas  oferecem um espaço de descanso e lazer, com considerável faixa de areia e infraestrutura de hotéis e restaurantes.

Ainda no Pará, Itaituba se destaca pelas praias ao longo do Rio Tapajós, com grande potencial eco turístico e exuberantes paisagens naturais. Santa Maria das Barreiras, que recebe cerca de 60 mil veranistas em suas praias na época de alta temporada, também está em evidência no estado. Além dessas, há a famosa Praia do Pontão, próximo a Xinguara, e as praias de Conceição do Araguaia e São Félix do Xingu.

Palmas, a capital do Tocantins, é outro destino comum para quem quer aproveitar o calor na água fresca. Com várias opções ao longo do rio que dá nome ao estado, uma das mais famosas é a Praia da Graciosa, com 520 metros de orla. Outras praias renomadas no estado são a Praia da Tartaruga, em Peixe, no sul tocantinense; Praia do Murici, em Xambioá, localizada mais ao norte; Praia da Gaivota, em Araguacema; e a Praia de Porto Real, situada em Porto Nacional, cidade história do Tocantins que fez parte do ciclo do ouro.

Já em Goiás, as praias no Rio Araguaia são os destinos preferidos de férias dos goianos. Entre as principais cidades com acesso à areia banhada por água doce estão Aruanã, Aragarças, São Miguel do Araguaia e Minaçu. “O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo, sendo as praias fluviais mais vazias e preservadas em comparação às praias de mar. Além disso, é uma alternativa de viagem dentro do Brasil que facilita o planejamento das férias daqueles que moram longe do litoral”, comenta Sidney Penna, também sócio-diretor da Buriti.

Voltar ao topo