Seguro residencial: entenda por que você deve investir em um.

Os brasileiros já descobriram as vantagens de contratar um seguro, principalmente de automóveis. O que muitos ainda não sabem é que o seguro residencial é tão importante quanto o automotivo e tem um ótimo custo-benefício. O alto custo imaginado pelas pessoas geralmente não corresponde à realidade, por isso, vale a pena saber mais sobre o seguro residencial.

Evitar gastos extraordinários em uma emergência e contar com diversas assistências têm se tornado indispensável para a qualidade de vida. A residência (própria ou alugada) muitas vezes corresponde à realização de um sonho e ao investimento de uma vida. Protegê-la pode custar muito pouco.

Você já conhece os procedimentos contratuais, os custos e as coberturas do seguro residencial? Continue lendo e descubra essas e outras informações!

O seguro residencial

O seguro cobre os danos na construção e seu valor não corresponde ao custo total do imóvel, mas é delimitado a partir dos gastos da reconstrução e da restituição dos bens danificados ou roubados. Isso porque, independentemente do ocorrido, o terreno continua em posse do segurado e, por esse motivo, não será indenizado.

O seguro total, por exemplo, oferece a cobertura do ambiente em casos de incêndios, explosões, desmoronamentos, raios, roubos e furtos. Quando necessário, o seguro vai reparar ou reconstruir o que foi danificado, incluindo paredes, forros, tubulações, acabamentos, pintura, janelas, portas etc.

Para realizar a cotação e o contrato, é imprescindível que você entre em contato com um corretor. Ele tem os conhecimentos técnicos necessários e vai ajudar você a escolher o melhor plano de acordo com as suas necessidades e características da residência.

Baixo custo

O valor gasto com o seguro geralmente é muito inferior aquele da despesa que você vai ter diante de um possível acidente, furto ou roubo. Imagine que seu patrimônio foi afetado por um incêndio ou pela queda de raios e variações no fornecimento de energia.

A quantia gasta com o seguro é consideravelmente inferior à que você dispensaria com a manutenção e a reposição dos objetos danificados.

Vale lembrar que o valor gasto com o seguro total de uma residência dificilmente será maior que 0,3% do valor do imóvel, por isso, supor que o seguro residencial vai pesar no orçamento, sem realizar uma cotação adequada, não é uma boa estratégia.

Ao evitar os desgastes frente ao inesperado, seu orçamento vai permanecer dentro do planejado, vai garantir a manutenção e integridade do seu patrimônio, além de contar com a praticidade e a economia de tempo e dinheiro.

Planos personalizados

O segurado poderá escolher, com o auxílio do corretor, o plano mais adequado à sua realidade. Durante a elaboração do contrato, diversas variáveis são consideradas para garantir que o seguro contemplará as necessidades da habitação e do segurado.

Suponha que você more em uma área de grandes riscos de roubos ou com grande incidência de tempestades. O seguro contratado será compatível com as possibilidades de furto e roubo ou mesmo com os danos em eletrodomésticos.

O mesmo vale para as situações inversas: você não precisa incluir os acidentes improváveis no seguro. Caso você resida nos andares superiores de um edifício, por exemplo, é completamente dispensável que o seguro contemple uma possível enchente.

Assistência 24 horas

Algumas apólices oferecem assistência 24 horas e o segurado poderá escolher o que deseja incluir no seu plano de proteção. São oferecidos chaveiros, eletricistas, encanadores, babás e até consultas para o seu pet.

A assistência pode ser muito interessante para quem passa muito tempo fora de casa ou mora sozinho. Portanto, durante a cotação, avalie se os custos se adéquam às expectativas.

Bônus e promoções

Além dos benefícios citados, o segurado também poderá contar com vantagens ao passar do tempo. À medida que o contrato é renovado, a seguradora costuma oferecer condições especiais e descontos, principalmente quando não ocorrem sinistros nos anos anteriores. Fique de olho e não perca os descontos e promoções oferecidas.

Agora que você já descobriu as vantagens do seguro residencial, não deixe para fazer a cotação e o contrato na última hora. Para manter sua residência segura, garantir a comodidade e economizar, é necessário um bom planejamento.

Fonte: https://blog.valenteseguros.com.br